Sobre os Princípios e as Possibilidades do Capitalismo
Quanto mais capitalista uma cultura – maior sua liberdade e prosperidade
Este é o veredito da História. Em somente dois curtos séculos, o capitalismo elevou os níveis de vida da humanidade para alturas nunca sonhadas na era pré-capitalista. Freqüentemente esquecido hoje em dia é o fato de a Europa Ocidental, antes da revolução capitalista do final do Século Dezoito, sofrendo sob a dominação política da aristocracia feudal, ter sido o equivalente a um país do Terceiro Mundo – assolado pela fome, pragas recorrentes, e a mais absoluta pobreza. Mas não é mais assim.
Quando foi a última vez que a fome em massa ocorreu numa nação capitalista – seja na Europa Ocidental, América do Norte, ou Ásia ? Os Estados Unidos da América nunca sofreu de fome em massa em toda a sua história. O Capitalismo criou uma abundância sem precedente na história humana habilitanda centenas de milhões a viverem melhor hoje do que todos os reis do passado.
Menos Capitalismo significa mais miséria humana
Mas as nações não capitalistas – as ditaduras fascistas, socialistas, militaristas ou teocráticas – escravizam seus próprios cidadãos e subsistem numa miséria abismal. O padrão de vida em muitas nações africanas é de cem a duzentos dólares americanos por ano. Na Coréia no Norte pessoas morrem de fome pelas dezenas de milhares. Em Cuba eles se afogam tentando nadar para a liberdade nos Estados Unidos. Milhões de pessoas oprimidas ao redor do mundo anseiam emigrar para o Mundo Livre. Mas quem nas nações capitalistas procuram emigrar para o Camboja ?
O que torna possível o sucesso impressionante do Capitalismo ?
Quais são os princípios que explicam o fato de que as maiores invenções e obras de arte da humanidade – os avanços materiais e espirituais que mais promoveram a vida – a máquina a vapor, o cinema, o telégrafo, o telefone, a luz elétrica, a novela, o automóvel, a sinfonia, o avião, o rádio, a televisão, o computador pessoal, a Internet, e incontáveis curas médicas – foram criados sob o Capitalismo ?
A resposta simplesmente é: LIBERDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário